fbpx O que são Tecidos Antiestáticos? Descubra! - Oyapoc

Notícias

O que são Tecidos Antiestáticos? Descubra!

29 de Maio de 2020
Tecidos Antiestáticos

A tecnologia revoluciona constantemente a Indústria Têxtil. Graças aos avanços tecnológicos, o mercado conta com uma grande variedade de materiais têxteis para as mais diversas finalidades, como por exemplo: tecidos que repelem água, eliminam bactérias, conduzem eletricidade, etc. Mas você conhece ou já ouviu falar do tecido antiestático?

Caso ainda não conheça, na leitura a seguir vamos apresentar as principais características e utilizações desse material. Confira!

O que é energia estática?

Para entender corretamente o que é a característica “antiestática” deste tecido, é necessário conhecer a definição de energia estática. A eletricidade estática ocorre quando há acúmulo de cargas elétricas (positivas ou negativas) em uma superfície, o que gera um desbalanceamento de cargas. Este acúmulo de energia é chamado de “estático” pois as cargas elétricas não se deslocam, como ocorre com a “corrente elétrica”, que por sua vez fluem através de um condutor. 

 

Então o que é tecido antiestático?

O tecido antiestático é fabricado com fibras de algodão, poliéster ou um misto de ambos com fios de carbono. Por intermédio de fios eletricamente condutivos, o material tem o objetivo de dissipar a energia estática, prevenindo assim, eventuais danos causados por itens elétricos e energia estática. 

 

Utilizações e principais características

A utilização ideal do tecido antiestático é em que sejam locais sensíveis e que hajam riscos de incêndio ou explosão, por exemplo. Geralmente, sua aplicação ocorre em roupas individuais e utensílios para diversas finalidades, como: macacões antiestáticos para indústria eletrônica, luvas antiestáticas para manutenção de equipamentos eletrônicos e pano de limpeza antiestático para reduzir a eletricidade de peças sensíveis ao toque. 

Além disso, você pode notar que uma das características mais marcantes do tecido antiestático é sua grande resistência à condução de cargas elétricas, bem como sua capacidade de dispersão do componente condutor na fibra. Este componente condutivo pode ser classificado em três tipos: composto de componente condutivo, uniforme de componente condutor e máscara de componente condutivo. No momento da compra deste material, certifique-se sempre se o produto está em conformidade com a

ISO EN1149:1997.

Assim como esse material, a Oyapoc oferece diversas soluções de qualidade para facilitar o dia a dia da sua empresa. Conheça todo o nosso catálogo de produtose não deixe de assinar nossa newsletter para receber todas as novidades da Indústria Têxtil. 


VOLTAR
Cadastre-se e fique por dentro das novidades
Rua Guaranis, 154
 - 

Nova Americana
CEP: 13.466-140, Americana / SP
19 3462-2500
oyapoc@oyapoc.com.br
  
Oyapoc 2019 © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por AOX Marketing

SOLICITAR ORÇAMENTO