Notícias

Como escolher tecidos para sofás

15 de Agosto de 2019
Como escolher tecidos para sofás

Enfim, chegou a hora de escolher o tecido para o seu sofá. Essa decisão envolve diversos questionamentos: custo-benefício, design, durabilidade, espaço disponível e núcleo de moradores do ambiente, por exemplo, são alguns dos quesitos que devemos nos atentar antes da escolha definitiva.

Pense que o tecido correto para seu espaço, deve facilitar suas atividades durante a rotina. Entre estilos, estampas e finalidades, você irá encontrar uma gama extensa de tipos de tecidos disponíveis no mercado. Alguns retém mais calor, outros sujam com uma facilidade maior, e ainda existem aqueles que não devem nem ficar perto de animais domésticos e pessoas com problemas alérgicos, visto a retenção de pó e sujeira. O melhor é pesquisar bastante antes de adquirir o seu, até encontrar o que se adeque melhor às suas condições.

Em meio a tantas variedades, elaboramos alguns tópicos para que você possa ter um direcionamento um pouco mais assertivo em sua busca. Confira!

Só a beleza é suficiente?

É claro que a escolha do tecido de seu sofá deve harmonizar com toda a decoração do espaço. Mas pondere se somente esse quesito é o suficiente para você. Muitas vezes colocamos a beleza de um item como prioridade, e acabamos nos surpreendendo com a baixa durabilidade, devido às influências externas não recomendadas. Se possível, tente optar por uma alternativa que mescle beleza, durabilidade e finalidade da forma mais correta.

Finalidade do tecido

Você está um busca de um tecido para seu sofá para qual situação? Para sua casa ou comércio? Crianças e animais terão contato com o móvel? Entenda que determinadas condições repercutem direto em sua escolha, afinal, você não vai querer investir em uma mobília para precisar substituí-la em pouco tempo. Algumas condições necessitam de materiais específicos, então pondere e antes da fazer a melhor escolha.

Tipos de tecidos

Elaboramos esta lista com as descrições dos materiais mais comuns que você poderá encontrar no mercado. Confira:

  • Chenille: Beleza e elegância, além da resistência, são os pontos fortes desse tecido, composto por algodão, lã e seda. Sua textura proporciona um toque todo especial ao móvel. Entretanto, se houver crianças e animais no local, pode não ser a melhor opção para um uso mais intenso. Os vincos formados pelas fibras correm o risco de ser um problema para pessoas alérgicas, visto o alto nível de retenção de pó e sujeira.
  • Suede: A camurça sintética tomou o lugar do Chenille na preferência dos consumidores, devido ao seu conforto e valor significativamente reduzido. Outro diferencial extremamente relevante e decisivo é a praticidade na limpeza. Sua ausência de tramas aparentes, evita o acúmulo de poeira. A textura macia e aveludada juntamente com a variedade de estampas são algumas das características responsáveis por encantar os consumidores. A recomendação é impermeabilizar o móvel que contenha este tecido, ou tomar cuidado com acidentes que envolvam líquidos, visto a sua grande capacidade de absorção, pode acabar tendo problemas com manchas.
  • Sintéticos: Esses tecidos se destacam pelos benefícios. Usualmente fabricados com poliéster, são originalmente impermeáveis. Sua alta resistência, durabilidade e facilidade na hora da limpeza conquistam a todos, com muito conforto. São recomendados para pessoas com alergias e animais. O único ponto que deve-se atentar é a alta sensibilidade a temperatura, ou seja, em temporadas de calor ou frio, o material tende a esquentar ou esfriar em excesso.
  • Couro: Chique e duradouro, este tecido proporciona muito charme para seu ambiente. Devido a sua resistência e praticidade, torna-se perfeito para o uso intenso, como por exemplo, em situações que houver constante contato com crianças e animais. Atemporal, sua desvantagem pode ser descrita pelo alto custo -em relação aos de mais. Talvez possa ser um investimento que valha a pena para você, pondere a respeito.
  • Veludo e camurça: Se sua prioridade é o conforto, o veludo é o mais indicado. Esse tecido já foi artigo de luxo, visto sua produção em fibras 100% algodão. Hoje com os avanços, o material passou a ser frequentemente confeccionado com poliéster, reduzindo consideravelmente o valor do produto final. Tecido maleável e extremamente confortável, sua única carência encontra-se na necessidade de limpeza constante, visto que as manchas e sujeiras tornam-se facilmente visíveis.

Como dito anteriormente, existe uma vastidão de opções disponíveis quando o assunto é  tecidos para o seu sofá. Esses são alguns dos materiais mais recorrentes, mas você pode pesquisar mais a fundo e encontrar outro que se enquadre melhor à sua situação.

A Oyapoc oferece múltiplas soluções têxteis para você! Assine nossa newsletter para receber todos os conteúdos de qualidade em primeira mão.


VOLTAR
Cadastre-se e fique por dentro das novidades
Rua Guaranis, 154 - Nova Americana
CEP: 13.466-140, Americana / SP
19 3462-2500
oyapoc@oyapoc.com.br
  
  
Oyapoc 2019 © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por AOX Marketing

SOLICITAR ORÇAMENTO