Notícias

Conheça os principais tecidos sustentáveis para uma moda consciente

11 de Março de 2020
os principais tecidos sustentáveis

Uma coisa é certa: precisamos mudar nossa forma de viver, produzir e consumir agora, nesse exato momento. A sustentabilidade, que antes era concebida como uma tendência, ganhou força e hoje apresenta-se como uma necessidade, uma adaptação para que a vida continue sendo possível em nosso planeta. 

Você já deve saber que por trás das roupas e produtos de tecidos que compramos, está uma indústria gigantesca que visa atender as demandas de um mercado altamente rotativo. Em todos os processos que compõem essa cadeia, inúmeras substâncias e resíduos poluentes também são gerados em massa, prejudicando ainda mais a atmosfera da Terra. 

Contudo, não faltam inovações tecnológicas para auxiliar nessa causa. Constantemente surgem novos métodos, recursos e tecnologias que visam reduzir as consequências ambientais causadas pela altíssima demanda do mercado, tais como os tecidos sustentáveis.

Na leitura a seguir, vamos apresentar três soluções sustentáveis e biodegradáveis que veem ganhando destaque entre esse tipo de tecido. Confira!

 

O que é um tecido sustentável?

O tecido sustentável ou biodegradável pode ser obtido através de matéria-prima natural (preferencialmente vegetal) ou de fibras artificiais com base natural, como as produzidas a partir da celulose. Ele é fundamental para a redução de poluentes na produção de roupas, sapatos, móveis e acessórios. 

Outra modalidade bem conhecida também são os tecidos sintéticos biodegradáveis, um tipo de produto que possui alteração química em sua composição para que se decomponha mais rapidamente.

 

Couro de Abacaxi

Conhecido também como Piñatex, esse tecido alternativo é obtido a partir das folhas de abacaxi. As fibras de celulose extraídas dessa fonte vegetal são soluções excelentes para a confecção de roupas, sapatos e móveis. 

O couro de abacaxi é considerado um subproduto da agricultura, ou seja, não gera gastos extras para cultivá-lo, além de possuir uma textura muito parecida com a do couro animal ou sintético. 

Estima-se que 40 mil toneladas de resíduos de abacaxi são desperdiçadas anualmente. Se fosse aproveitado, esse tecido leve e flexível promoveria um impacto gigantesco na sustentabilidade do planeta.   

 

Fibra de bananeira

Esta já é uma alternativa utilizada há muito tempo na confecção de kimonos no Japão. O Bananatex é um tecido de altíssima resistência e durabilidade, extraído do tronco da bananeira — que geralmente é desperdiçado pela indústria agrícola. Além de ser impermeável, ele também é dotado de maciez, flexibilidade e é extremamente leve, sendo um excelente substituto para o algodão ou a seda. 

 

Cânhamo

O cânhamo é um tecido suave fabricado a partir de plantas e também é uma das fibras mais sustentáveis do mundo! Isso porque o cultivo dessa planta dispensa qualquer tipo de pesticida ou agrotóxico e proporciona um tecido de alta durabilidade, resistência, de aplicação versátil e biodegradável. 

Minimizar os impactos da indústria têxtil no meio ambiente é um trabalho complexo e contínuo. Contudo, repensar o ciclo de vida completo das peças que são adquiridas já é uma excelente iniciativa que auxilia na redução do desperdício. 

E para não perder nenhum material rico do universo da indústria têxtil, assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão!


VOLTAR
Cadastre-se e fique por dentro das novidades
Rua Guaranis, 154 - Nova Americana
CEP: 13.466-140, Americana / SP
19 3462-2500
oyapoc@oyapoc.com.br
  
  
Oyapoc 2019 © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por AOX Marketing

SOLICITAR ORÇAMENTO