Notícias

O que você precisa saber sobre poliamida e poliéster

15 de Maio de 2020
poliamida-e-poliester

Quando falamos sobre tecidos de alta tecnologia, a poliamida e poliéster são materiais de grande referência. Isso porque ambos são amplamente utilizados na indústria e fabricados com fibras sintéticas que são obtidas a partir de polímeros (plástico).

Esses dois tipos de tecidos são dotados de qualidades, diferenças e semelhanças. Na leitura a seguir, preparamos um breve comparativo entre as duas fibras para que você as conheça um pouco melhor. Confira!

O que são as fibras de poliamida e poliéster?

A fibra poliamida (PA) foi o primeiro fio sintético fabricado no mundo, em meados da década de 1930. Produzidos a partir do polímero Nylon, os tecidos fabricados com a fibra poliamida são dotados de maciez, leveza, conforto e um toque “gelado” que promove a sensação de frescor na pele, muito semelhante ao algodão. Além disso, a poliamida também possui uma excelente resistência ao processo de lavagem, com secagem rápida. Vale lembrar que sua maior aderência no mercado atualmente está associada à moda surfwear e esportista.

Já o poliéster é um tecido sintético que foi fabricado pela primeira vez somente 20 anos depois da poliamida, por volta de 1950. Se comparado ao PA, seu toque é um pouco mais áspero, mas também possui excelente resistência e leveza, com secagem rápida e quase sem riscos de encolhimento ou chances de amassar.

>Se você já esteve em nosso blog, sabe que recentemente falamos sobre os melhores tecidos para estampar. Contudo, vale lembrar que nos processos de estamparia por sublimação, o poliéster é a alternativa mais eficiente do que a poliamida. É importante compreender que quanto maior a porcentagem de poliéster presente no tecido, melhor será o resultado da estampa, com maiores detalhes gráficos, acabamento e resistência. 

Poliamida ou poliéster: qual o melhor?

A escolha entre esses tecidos sintéticos deve ser tomada com base na finalidade do produto. Vale lembrar que existem poliésteres e poliamidas com composições diferenciadas: enquanto alguns podem ser mais leves, outros podem apresentar maior densidade, ou ainda com outros acabamentos e elementos presentes na composição, como o dryfit, por exemplo. Avalie cada característica para identificar aquele que melhor corresponda a sua necessidade. 

A Oyapoc preza pela altíssima qualidade em todos os nossos produtos. Por isso, contamos com políticas rígidas no controle de qualidade, sempre visando oferecer os melhores resultados para o seu estabelecimento. Conheça todo o nosso catálogo de soluções e não deixe assinar a newsletter para receber todas as novidades da Indústria Têxtil.


VOLTAR
Cadastre-se e fique por dentro das novidades
Rua Guaranis, 154 - Nova Americana
CEP: 13.466-140, Americana / SP
19 3462-2500
oyapoc@oyapoc.com.br
  
  
Oyapoc 2019 © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por AOX Marketing

SOLICITAR ORÇAMENTO