Notícias

Os principais tecidos utilizados para fabricação de uniformes

21 de Dezembro de 2019
principais tecidos utilizados para fabricação de uniformes

Como o próprio nome já deixa claro, os uniformes são importantes para trazer homogeneidade para um determinado grupo de pessoas. Suas características variam muito de acordo com cada finalidade e por isso, diversos tipos de tecidos podem ser empregados na confecção desse item tão importante para a formalidade e identidade do local.

É importante compreender que o uniforme normalmente tem função utilitária, e precisa atender as mais diversas necessidades. Na leitura a seguir, você irá conferir as características dos principais tecidos utilizados na fabricação de uniformes.

Jeans

Esse material é famoso por sua extrema versatilidade. Frequentemente utilizado na confecção de calças, o jeans é um dos tipos de tecidos mais indicados para atividades que exijam maior resistência e durabilidade, como as que são desempenhadas em ambientes industriais, por exemplo. Sua única defasagem pode ser notada em ambientes com altas temperaturas, visto que sua textura mais grossa pode causar certo desconforto.

Microfibra

Já a microfibra é um tecido sintético, perfeito para a fabricação de uniformes que necessitam de um acabamento estético mais refinado. Além disso, ele também se destaca por sua característica antialérgica e de alta durabilidade, visto que mesmo passando por inúmeras lavagens, ainda é capaz de conservar o bom estado. Normalmente, uniformes fabricados com o tecido de microfibra possuem custo um pouco mais elevado, e por isso é preciso avaliar bem sua finalidade.

Algodão

O tecido de algodão é uma fibra natural, extremamente leve e confortável. Por sua baixa retenção de calor, acaba sendo um dos materiais mais utilizados para a confecção de uniformes. Entretanto, esse material demanda alguns cuidados específicos, visto que tende a amassar com facilidade, além de poder sofrer alterações no formato da peça, como encolher após uma lavagem ou lacear com o uso, por exemplo.

Poliéster

Pode-se dizer que os tecidos de poliéster são tão populares quanto os de algodão, devido ao custo-benefício e versatilidade. Entretanto, para o uso em uniformes é importante mescla-lo com outras fibras - normalmente as de algodão são as melhores escolhas, pois somente com a presença do poliéster, o tecido acaba bloqueando a circulação de ar, fazendo com que o calor e umidade do corpo seja retidos. É importante compreender também que existem algumas atividades em que ele não pode ser utilizado, visto que é um tecido produzido a partir do petróleo e por isso, quando entra em contato com altas temperaturas pode ocasionar sérias lesões, como queimaduras graves.

Helanca

O helanca é um tecido produzido a partir de fibras de poliéster. Muito popular na confecção de uniformes escolares, sua maior vantagem é o custo-benefício. Os uniformes produzidos com malha de helanca são extremamente confortáveis, resistentes e de fácil lavagem e secagem.

Escolher o tecido ideal para uniformes pode ser uma tarefa um pouco complexa, mas o primeiro passo é avaliar seus objetivos, necessidades e circunstâncias. Observe o custo-benefícios, vantagens e desvantagens de cada material e encontre o que corresponda melhor à sua situação.

A Oyapoc oferece soluções de altíssima qualidade para as mais diversas finalidades. Você pode conhecer agora mesmo todo o catálogo ou assinar nossa newsletter para não perder nenhuma novidade do setor têxtil.


VOLTAR
Cadastre-se e fique por dentro das novidades
Rua Guaranis, 154 - Nova Americana
CEP: 13.466-140, Americana / SP
19 3462-2500
oyapoc@oyapoc.com.br
  
  
Oyapoc 2019 © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por AOX Marketing

SOLICITAR ORÇAMENTO