Notícias

Conheça 7 tipos de tecidos sustentáveis

13 de Fevereiro de 2020
tipos de tecidos sustentáveis

O mercado da indústria têxtil tem influência direta no comportamento de consumo de toda a sociedade, seja como tendências de moda ou no impacto ambiental.

Não há dúvidas de que a sustentabilidade no setor da indústria têxtil é uma questão de máxima importância. É preciso compreender que algumas circunstâncias como condições precárias de trabalho, salários baixos e o descarte de corantes prejudicam a natureza e, consequentemente, os seres humanos.

A conscientização a respeito da utilização de práticas sustentáveis em todas as etapas do processo produtivo têxtil é uma inovação que cabe às empresas que desejam se engajar e nutrir o sucesso com um público que vem se mostrando cada dia mais exigente. Pensando nisso, na leitura a seguir vamos apresentar brevemente sete tipos de tecidos sustentáveis que estão ganhando muito destaque na indústria. Conheça agora mesmo!

Cânhamo

O cânhamo é um tipo de fibra muito promissora para o mercado. Extraído a partir plantas e ervas que podem ser cultivadas próximas aos rios, ele apresenta benefícios que poucos materiais são capazes de oferecer, tais como a ausência da necessidade de utilização de produtos químicos e inseticidas no cultivo. Além disso, o cânhamo é uma erva que cresce facilmente em diversos tipos de solo, não esgota os nutrientes da terra e quando comparado com a produção do algodão, ele ainda reduz o consumo de água em 90%.

Algodão Orgânico

O algodão orgânico por sua vez tem um processo produtivo que não utiliza agrotóxicos e pesticidas, visto que é baseado na agricultura orgânica. Isso faz com que a produção deste tecido seja menos agressiva ao solo e ao ser humano.

Linho

Produzido a partir do caule da cana de linho, esse tecido é um produto que apresenta altíssima qualidade. Além de ser isolante térmico, ele não forma bolinhas e ainda é capaz de resistir à ação bacteriana. Tudo isso sendo obtido através de processos produtivos sustentáveis.

Liocel e modal

Esses dois tecidos são produzidos com fibras extraídas da polpa da madeira. Ainda que sejam empregados (e reutilizados!) alguns produtos químicos nos processos de fabricação, o liocel e o modal ainda são livres de solventes prejudiciais a natureza. Neste caso, o único requisito é que a madeira seja obtida de uma fonte sustentável, como os que são fabricados na América do Norte e Europa, geralmente.

Seda da paz

A seda da paz é um outro tecido extraído de fontes sustentáveis. Esse material é obtido do casulo do bicho-de-seda, depois que o mesmo já foi abandonado e descartado do processo de transformação do bicho. É importante ressaltar que nenhum animal é afetado ou prejudicado, afinal, eles só serão adequados para a fabricação do tecido quando estiverem vazios.

Seda de laranja vegana

Desenvolvida por duas empresárias da Itália, a seda de laranja vegana é produzida com material reaproveitado da indústria de suco de laranja. A celulose do bagaço proporciona um produto leve e suave, podendo ser classificado em duas versões: opaco ou brilhante.

Couro de maçã

Uma alternativa sustentável paralela ao couro de animal, o couro de maçã é um produto fabricado a partir da junção de fibras de celulose extraídas da casca da fruta e uma pequena porcentagem de resina química. Esse tecido ajuda a reduzir o desperdício e a produção de lixo, visto que sua fabricação beneficia-se do que é descartado da indústria alimentícia (que aproveita somente a polpa).

As evoluções tecnológicas tornam-se cada dia mais recorrentes, assim como o comportamento de consumo e exigências do mercado. Tudo isso nos possibilita e impulsiona a encontrar soluções alternativas e sustentáveis para questões corriqueiras do dia a dia. Tudo que é preciso é a aquisição de conhecimento e vontade de fazer a diferença no mercado e no mundo.

Então não perca mais tempo. Assine a newsletter da Oyapoc e fique por dentro de tudo o que acontece no universo da indústria têxtil!


VOLTAR
Cadastre-se e fique por dentro das novidades
Rua Guaranis, 154 - Nova Americana
CEP: 13.466-140, Americana / SP
19 3462-2500
oyapoc@oyapoc.com.br
  
  
Oyapoc 2019 © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por AOX Marketing

SOLICITAR ORÇAMENTO