fbpx Quais são as vantagens do Poliéster em comparação com o algodão? - Oyapoc

Notícias

Quais são as vantagens do Poliéster em comparação com o algodão?

10 de Junho de 2020
vantagens do Poliéste

Ainda que você não perceba, os tecidos e produtos têxteis confeccionados com fios de fibra de poliéster estão em muitos lugares, pois são extremamente populares nos mais diversos segmentos do mercado, como por exemplo nos setores de vestuário, cortinados, mobiliário, etc. O poliéster é uma fibra sintética que pertence a categoria dos polímeros e seu nome derivado é PET (politereftalato de etileno). 

Na leitura a seguir, separamos algumas das principais vantagens que o poliéster pode oferecer em um comparativo com a fibra de algodão. Confira!

Poliéster: Composição e Principais características 

Geralmente, o poliéster utilizado na fabricação de tecidos trata-se de uma fibra sintética produzida em laboratório, com característica termoplástica, isto é, com a capacidade que possibilita o material ser aquecido em altas temperaturas e moldado em qualquer formato, sem perder suas propriedades. Essa é um aspecto extremamente importante para o mercado, visto que pode atender as mais diversas demandas e também ser reciclado. 

O algodão

Os tecidos de algodão por sua vez, são confeccionados com fibras naturais, assim como a lã, o linho e a seda. As fibras de algodão também proporcionam diversas vantagens e por isso, o material é pioneiro na indústria têxtil e está muito presente no mercado, inclusive em misturas com o poliéster para adquirir as vantagens do fio sintético. Entretanto, os tecidos dessa fibra amassam com extrema facilidade, além de perderem a intensidade da cor e esticarem com o tempo de uso e lavagens. 

Vantagens do poliéster

Os tecidos de poliéster proporcionam diversas vantagens aos consumidores, como por exemplo:

 
  • Elasticidade e resistência: Os produtos têxteis confeccionados com fibra de poliéster apresentam altíssima resistência ao uso cotidiano. Esta fibra pode ser esticada sem prejudicar sua integridade;
  • Retenção de pigmento: Seja no processo produtivo ou durante a utilização, os tecidos de poliéster absorvem e retém as cores com excelência, mesmo após diversas lavagens, conservando a qualidade e bom aspecto dos produtos;
  • Não amassa: Essa é uma vantagens extremamente valiosa para o dia a dia. Tecidos de poliéster não tem a necessidade de serem passados pois as peças não amassam, diferentemente do que ocorre com o algodão, por exemplo;
  • O custo-benefício: Seu custo-benefício também é um grande destaque. O custo de produção dos tecidos de poliéster é significativamente mais barato e acessível do que outros materiais, além de oferecer maior durabilidade;
  • Praticidade: A composição deste tecido não permite grande permeabilidade, o que significa que seca com mais facilidade e favorece o processo de lavagem. 
 

É comum que fibras de poliéster e algodão sejam mescladas para que o tecido final adquira as vantagens de ambos materiais, conferindo um produto ainda mais completo e eficaz. A Oyapoc oferece soluções da mais alta qualidade para facilitar o dia a dia dos seus negócios e impulsionar os resultados. 

Conheça agora mesmo todo nossocatálogo de produtos e não deixe de assinar a newsletter para receber todas as novidades da Indústria Têxtil. 


VOLTAR
Cadastre-se e fique por dentro das novidades
Rua Guaranis, 154 - Nova Americana
CEP: 13.466-140, Americana / SP
19 3462-2500
oyapoc@oyapoc.com.br
  
Oyapoc 2019 © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por AOX Marketing

SOLICITAR ORÇAMENTO